Publicado por: barueriemdia | novembro 30, 2008

Agora é Oficial: Obama nomeia Hillary Clinton como Secretária de Estado

hillary91

Obama nomeará Hillary Clinton como secretária de Estado

Hillary vai assumir o cargo de Condoleezza Rice; outras equipes devem ser anunciadas nesta segunda-feira

Agências internacionais

ST. PAUL, MINNESOTA – O presidente eleito dos Estados Unidos Barack Obama nomeará Hillary Clinton como sua secretária de Estado nesta segunda, 2, segundo informações de funcionários do Partido Democrata que não quiseram se identificar, já que não estão autorizados a revelar detalhes sobre a equipe de transição. Obama planeja dar a notícia em uma entrevista coletiva em Chicago, onde também deve fazer o anúncio de sua equipe de Segurança Nacional, Departamento de Justiça e o embaixador dos EUA na ONU. Hillary vai assumir a vaga que é de Condoleezza Rice no governo Bush.
 


O jornal The New York Times informou que o ex-presidente Bill Clinton concordou em revelar os nomes de mais de 200 mil doadores de sua fundação para ajudar a eliminar quaisquer preocupações éticas, uma vez que sua mulher Hillary está sendo considerada para o mais alto posto da diplomacia dos EUA.

 

Obama fustigou a senadora por ter votado a favor da autorização da Guerra do Iraque, enquanto a ex-primeira dama criticou Obama por considerá-lo como carente de experiência necessária para ser presidente.

O enfrentamento entre eles, porém, começou a se diluir em junho, logo que Hillary pôs fim à sua campanha e respaldou Obama.

Alguns assessores indicaram que Obama havia contemplado Hillary há meses como secretária do Departamento de Estado e por isso, convidou-a a ir a Chicago para falar sobre o posto apenas uma semana depois das eleições de 4 de novembro. Eles teriam se reuniram em particular em 13 de novembro no centro da cidade.

Hillary havia expressado seu interesse e logo seu arrependimento pelo posto, preocupada porque teria que renunciar a seu lugar no Senado e perderia a independência política que tinha por seu caráter de legisladora.

Mas estes temores foram eliminados quase completamente logo que Obama assegurou que ela poderia eleger sua própria equipe de trabalho e teria acesso direto ao mesmo, indicaram seus assessores.

Pesquisa: Jr. Holanda

Obama escolheu Susan Rice, sua conselheira de política externa da campanha, para o posto na ONU. Para secretário de Justiça, ele escolheu Eric Holder, que o ajudou na busca do vice-presidente. Para a secretaria de Segurança Nacional, a escolhida foi a governadora do Arizona, Janet Napolitano.A seleção de Hillary é vista como um extraordinário gesto de boa vontade depois de um ano durante o qual Hillary e Obama participaram de uma prolongada contenda eleitoral pela candidatura democrata, quando os então pré-candidatos se criticaram mutuamente sobre temas relacionados a política exterior.

Veja também:

Condoleezza Rice viaja à Europa em visita de despedida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: