Publicado por: barueriemdia | novembro 30, 2008

Não é só Santa Catarina que necessita de Ajuda, Campos decreta situação de emergência em áreas castigadas pela chuva

Estimativa é de que cerca de 5 mil pessoas foram afetadas.
Nível do Rio Uruaí, que já havia transbordado, continua a subir.

O município de Campos, na Região Norte Fluminense, decretou situação de emergência neste domingo (30) em nas três áreas mais castigadas pelas chuvas. As informações são da Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil. O secretário de Saúde Sérgio Côrtes e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Pedro Machado, estiveram no local.
Dede sábado (29), o secretário Sérgio Côrtes acompanha as ações de assistência aos moradores atingidos pelas enchentes e desabamentos em Campos. Segundo o Corpo de Bombeiros, a estimativa é de que cerca de 5 mil pessoas foram afetadas.

O nível do Rio Uruaí, que já havia transbordado durante a semana, continua a subir. Os bairros Ururaí, Guarus, Morro do Côco e Lagoa de Cima são as áreas que registram casos de inundações e desabamentos, e concentram a maioria dos desalojados e desabrigados. São mais de 1,5 mil pessoas instaladas em escolas estaduais e municipais, transformados em abrigos.

“O que estamos vendo aqui é desolador. Famílias inteiras perderam suas casas e o que construíram ao longo de suas vidas. Essas pessoas necessitam agora da solidariedade da população fluminense”, declarou Côrtes.

 

‘Caveirão do Ar’ sobrevoa Campos

Dois helicópteros da Polícia Civil, incluindo o novo blindado, conhecido como “Caveirão do Ar”, sobrevoaram o município de Campos. As aeronaves prestaram socorro às vítimas e resgataram os desabrigados. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não há registros de mortos.

A Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil enviou 1,5 mil colchonetes, lençóis e cobertores, além de água mineral e alimentos não perecíveis para Campos. Segundo o secretário Sérgio Côrtes, que sobrevoou as regiões atingidas, o auxílio à população precisa ser mantido.

Em função da situação no interior fluminense, a Sesdec decidiu também enviar para esta região parte do material obtido com a campanha “Para você, uma boa ação. Para eles, a chance de recomeçar”. A iniciativa foi desencadeada na última segunda-feira, com o objetivo de ajudar a população catarinense. Desde então, já foi arrecadado cerca de 20 toneladas de material.

 

Cinco casas desabam em Rio Bonito

Cinco casas desabaram no início da manhã deste domingo (30) em Rio Bonito, Baixada Litorânea do Rio. O município foi um dos mais atingidos pela chuva no estado.

Veja Vídeo: http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL883887-5606,00.html
Ninguém ficou ferido nesta manhã. Em uma das casas, moradores estavam na sala quando os quartos, cozinha e banheiro desabaram. As outras residências estavam vazias. A Defesa Civil está no local analisando o risco de outros desabamentos.

Segundo a prefeitura de Rio Bonito, 1.3 mil pessoas estão desalojadas e 80 desabrigadas.

O município de Rio Bonito também decretou situação de emergência no dia 26. Na noite do dia 25, duas pessoas, entre elas uma criança de 4 anos, morreram soterradas por deslizamentos.

Pesquisa: Jr. Holanda

Fonte: www.globo.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: