Publicado por: barueriemdia | dezembro 2, 2008

Imagens de Kim Jong-Il são divulgadas; boato de derrame persiste

O líder norte-coreano Kim Jong-il foi ao zoológico de Pyongyang e visitou os tigres, ursos e o aquário, informou a mídia estatal terça-feira, a mais recente de uma série de notícias sobre Kim, três meses após o seu alegado acidente vascular cerebral.

Durante a visita, Kim elogiou a reconstrução do Zoológico central, na base do monte Taesong, dizendo que ele é um tesouro da nação comunista, informou a Agência Central de Notícias. A agência também divulgou uma foto, sem data, na qual Kim aparece em pé ao lado de uma lagoa, vestindo uma jaqueta de inverno, luvas grossas e óculos de sol.

AP
O lider norte-coreano Kim Jong-il aparece em foto não-datada no zoológico de Pyongyang
O líder norte-coreano Kim Jong-il aparece em foto não-datada no zoológico de Pyongyang

A imagem mostra Kim apontando para algum lugar com a mão direita, com um grupo de assessores em uma fileira atrás dele.

Horas depois, a TV estatal exibiu mais fotos sem data mostrando um sorridente Kim com outros funcionários. Kim foi visto com sua marca registrada, os óculos escuros, em todas as fotos, enquanto seu cabelo bufante não parecia muito diferente do anterior. Acredita-se que o ditador, de 66 anos, tenha sofrido um acidente vascular cerebral em agosto, mas a Coréia do Norte tem negado firmemente que ele esteja doente.

Há especulações de que a o acidente vascular cerebral pode ter afetado a mão esquerda de Kim. Fotos liberadas recentemente mostram o ditador com a mão esquerda dentro do bolso do casaco. Nesta segunda-feira (1º), a TV estatal liberou imagens de Kim em uma unidade militar, batendo palmas e sorrindo, mas luvas grossas tornavam difícil verificar o estado de sua mão esquerda.

Nenhuma das divulgações fornece uma data exata para suas aparições, mas elas parecem ser recentes. A divulgação desta terça-feira foi uma das primeiras a informar a localização.

A agência estatal informou que Kim estava acompanhado de altas autoridades, incluindo o cunhado, Jang Song Thaek, que chefia o departamento administrativo do poderoso Partido dos Trabalhadores. Kim, que herdou a liderança do regime stalinista de seu pai, não nomeou um sucessor publicamente. Muitos analistas consideram que Jang terá um papel fundamental na liderança futura do país.

Essas notícias de aparições surgem vêm em meio a tensões entre as duas Coréias, com o Norte tendo restringido o tráfego através da sua fronteira com a Coréia do Sul. As relações se tornaram mais difíceis depois que um novo governo, pró-Estados Unidos e conservador, tomou posse em fevereiro no Sul, com um compromisso de adotar um posicionamento mais firme em relação ao Norte.

Leia mais

Fonte: da Associated Press, em Seul

Pesquisa: Jr. Holanda

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: